Não será muito fácil a vida do Grêmio no início dessa temporada. E isso não se deve exatamente à qualidade dos adversários, mas muito por conta do desgaste físico dos longos trajetos que percorrerá antes de estrear em sua Arena em Porto Alegre.
A primeira partida, pela Primeira Liga, aconteceu na última quinta-feira diante do Avaí, mas foi realizada em Chapecó. O próximo passo será viajar até Caxias do Sul para enfrentar o Brasil de Pelotas e, por fim, rumar para Novo Hamburgo para o jogo diante do Aimoré, ambos pelo Gauchão.
No total, serão 900 km percorridos para jogar três partidas antes que a equipe de Roger Machado possa atuar em seus domínios. Curiosamente, seus três primeiros jogos oficiais em 2016 foram marcados para localidades em que os nenhum dos times é de fato de fato mandantes. O Avaí jogou no estádio da Chapecoense, o Brasil atuará no do Caxias (o Bento de Freitas está em reforma) e o próprio Grêmio receberá o Aimoré em Novo Hamburgo por conta de uma punição.
Dessa forma, a primeira partida efetivamente em Porto Alegre acontecerá no dia 6 de fevereiro, contra o Coritiba, pela 2ª rodada da Primeira Liga. Visando minimizar a estafa desse "vai e vem", o técnico Roger Machado vem acenando com um revezamento dos jogadores